-
Prefácio do livro Fontes variáveis, de Maíra Woloszyn
Eduardo Cazon, Março de 2025 O universo eletrônico, feito de bits, algoritmos e pixels, está presente todos os dias na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. A partir da popularização dos computadores pessoais na virada do milênio, seguida da massificação pelos smartphones e, mais recentemente, pelo isolamento social na pandemia da COVID-19,…
-
Prefácio do livro Tipografia e política, de Eduardo Cazon
Eduardo Cazon, Julho de 2023 Escrevo sobre tipografia sendo um homem, cisgênero, bissexual, pardo e latino. Por ser quem sou, múltiplas ferramentas de opressão me beneficiam e me violentam, a depender do contexto onde estou inserido. Eu não percebia, quando entrei no estudo de tipografia, que a maior parte das minhas referências vinham principalmente da…
-
O processo de escolha das fontes para o livro Seleção Tipográfica, de Mary Vonni Meürer
Eduardo Cazon, 2022 Comecei o processo de seleção tipográfica lendo o material complementar e o modelo expandido. Por ser um livro sobre seleção tipográfica, a tipografia utilizada deve ressaltar a importância da seleção de fontes nos textos e como isso afeta a comunicação verbal da obra, reforçando a coerência entre conteúdo verbal e visual do…
-
Vivendo de livros
Fala sobre minha trajetória como designer, a rotina de trabalho e algumas informações introdutórias sobre design editorial. Apresentação Vivendo de livros
-
#5 – Ode à Lágrima
Não sei quantas vezesfui mal quisto e mal amado.Tento esquecer epercebo que não tem comoeu lembrar de todas as vezesque isso aconteceu. Tento pensar no porquêe ouço o que disseram:“Você é um lixo”Tentei deixar de existir,mas não gostei de como foi.Tentei ser imperceptível,mas vieram me caçar.Não busco um lugar,busco uma saída. Começo a chorare, para…
-
#4 – Sotaque fraco
— Bom dia, doutora.— Bom dia, Piapara. Me conta, o que está acontecendo?— Então, eu tenho andado meio triste, meio sem rumo, com uma fraqueza que não sei explicar…— Certo, e onde você sente essa fraqueza no corpo?— Parece que o peito aperta, o ombro e a barriga encolhem. As pernas ficam frouxas, as mãos…
-
#3 – Da periferia pro interior: um retorno
Lá estava eu, subindo o penhasco do qual ia pular. Olhei pra baixo e já estava alto, então subi mais um pouco. Olhei de novo e era alto demais, não tinha tanta coragem. Desci para a plataforma anterior. Ali já era o bastante.No fundo do abismo havia minha casa no interior, lá onde nasci, cresci…
-
#2 – Em busca do prêmio perdido
Era uma vez um garotinho curioso que adorava desmontar cacarecos. Num belo dia, ele estava desmontando um relógio e encontrou uma peça dourada que lembrava muito um microscópio (pelo menos na imaginação dele). O garoto tomou então aquela pequena peça de um relógio que não funcionava mais como seu grandioso microscópio de ouro, era o…
-
#1 – Olá, pessoas!
Olá, pessoas! Estou fazendo esta postagem para dar o primeiro passo nos projetos da Editora Trôpego e outras maluquices. Aguardem os próximos capítulos. Há braços.
